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Por Dentro Das Regras
Por Dentro Das Regras

Artigos da Pontuação

1.1 - Os pontos só serão assinalados pelo árbitro central da luta sempre que o atleta estabilizar por 3 segundos a posição conquistada, com exceção da queda quando o oponente cair de costas ou de lado ao solo.

   Observem: Quando o moviemento correto de defesa de um golpe de finalização acarretar na saída da área de luta, o árbitro assinalará 2 pontos para o atleta que estava aplicando a finalização.(Previsto no item 1.3.7 no site(www.fjjrio.com.br)  

1.2 - O atleta que segue uma sequência crescente de domínio técnico para finalização e involutariamente abandona a posição pela qual recebeu pontos para repeti-lá para uma nova pontuação, não receberá os novos pontos.

1.3 - O atleta que tiver uma pontuação e estiver em risco de finalização, o memso só terá os pontos quando se livrar do golpe e estabilizar por 3 segundos. E no caso de queda, se o adversário cair de costas ou de lado ao solo ápos a liberação do ataque, os pontos serão validados imediatamente. 

1.4 - O atleta em defesa de uma raspagem e projeta o adversário ao solo de costas ou de lado, não receberá os pontos e nem a vantagem em relação à queda.

1.5 - O atleta que projeta o adversário para se defender de uma pegada pelas costas onde o adversário tenha 1 ou 2 ganchos postos e não tenha 1 pé no solo receberá os 2 pontos ou a vantagem em relaçãoà queda.

1.6 - O atleta que aplicar uma queda antes do oponente colcocá-lo na guarda receberá 2 pontos ou a vantagem em relação ao mvimento.

1.7 - O atleta que faz pegada na calça do oponente e esse puxa para guarda aberta, o atleta que teve a pegada receberá 2 pontos referentes a queda, porque ele caiu com as costas no solo. 

   Observem: Se o atleta cair sentado, os 2 pontos só serão concedidos ápos os 3 segundos estabilizados.

       Se o atleta puxar para guarda fechada e ficar em pé, o atleta rapidamente terá que colocá-lo no solo em até 3 segundos para validar a pontos da queda.   

1.8 - O atleta poderá receber pontos acumulativos no final de toda movimentação relacionado as posições com domínio de todas elas alcançadas na sequência. Entretanto, o árbitro só dará os pontos no final do movimento.

      Exemplo: Passagem de guarda seguida de joelho na barriga e montada valerá 9 pontos.

1.9 - O atleta que da montada houver transição direta da montada pela costas direto para montada pela frente ou vice-versa, nessas posições distintas o atleta receberá 4 pontos pela 1 ª montada e mais 4 pontos pela montada seguinte sempre respeitando os 3 segundos estabilizados para cada movimento e/ou posição.

 

Algumas Pontuações

Queda - 2 Pts

Quando o atleta projeta o adversário ao solo de costas ou de lado tendo algum momento do movimento só dois pés no chão.

Quando o atlea projeta o adversário e o faz cair sentado e os pontos só serão assinalados após o atleta que fez a projeção manter o adversário por 3 segundos no solo.

Quando o atleta projeta o adversário o fez cair de quatro apoios ou como abdomem no solo os pontos só serão assinalados quando o atleta que fez a projeção controlar as costas do adversário sem necessidades de colocar os ganchos, mas mantendo o adversário com pelo menos um dos oelhos no solo por 3 segundos.  

Passagem de Guarda - 3 Pts

Quando o atleta que está por cima conseguetranspor as pernas do adversário que estápor baixo(transpor a guarda  ou meia-guarda) e mantém ocontrole transversal ou longitudinal do mesmo de costas ou de lado no solo por 3 segundos. 

Montada e Montada Pelas Costas - 4 Pts
 
Quando o atleta está por cima e já livre da meia-guarda senta sobre o tronco do adversário e mantém os dois joelhos ou um pé e um  joelho no solo, virado para cabeça do adversário e com até um braço do adversário preso sob suas pernas, matendo-se assim por 3 segundos.
 
Vantagens
 
A vantagem se caracteriza quando o atleta conquista uma posição passível de pontuação sem combatividade do oponente por 3 segundos, mas não consegue manter o domínio.
 
A vantagem se caracteriza pela movimentação incompleta de uma posição passível de pontuação. Se o atleta levou risco ao seu oponente próximo de atingir a posição possível de pontuação.
 
Vantagem de Queda
 
Quando o atleta projeta o adversário, mas não cai de costas ou de lado ao solo e se levanta em menos de 3 segundos. 
Quando o atleta na tentaiva de queda de um single-leg aprisiona uma perna do adversário a andar para fora da área de luta, para evitar ser derrubado, obrigando o árbtitro a interromper o combate.
 
Vantagem de Passagem de Guarda
 
Quando o atleta tenta a passagem de guarda eo adversário fica de 4 apoios.
Quando o atleta conquista a posição de meia-guarda com exceção da meia-invertida. 
Quando os dois atletas puxam para a guarda ao mesmo tempo, e quem for pra cima 1º ganha a vantagem.

 

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